Na hora de alugar um imóvel pela primeira vez, muitas pessoas ficam com dúvidas sobre os aspectos que precisam levar em consideração e, muitas vezes, não fazem ideia sobre como esse processo funciona. 

Ao alugar um imóvel, é preciso ficar de olho em uma série de questões, como estrutura do imóvel, espaço, localização, infraestrutura do bairro, perfil da vizinhança, segurança, custos e muito mais.  

Pensando em te ajudar a alugar imóvel sem errar, separamos 7 dicas essenciais para garantir um bom negócio. Confira! 

1 – Analise suas finanças 

Para alugar o imóvel certo, o primeiro passo é analisar as suas finanças e entender qual o orçamento você tem para locar uma casa ou apartamento.  

Isso porque, além do aluguel, você precisa desembolsar ainda outras taxas, como condomínio, IPTU, gás, energia, internet e por aí vai, pois tudo isso faz parte dos seus custos mensais.  

2 – Defina o perfil de imóvel 

O segundo passo é entender as suas necessidades de moradia. Ou seja, prefere morar em um condomínio ou em uma casa comum? Prefere casa ou apartamento? Quantos quartos e vagas de garagem são necessárias? 

Com o perfil do imóvel definido, fica mais fácil fazer uma busca mais direcionada, evitando perder tempo com locais que não atendem às suas preferências.  

3 – Pesquise com calma 

Depois de definido o perfil do imóvel, na etapa das buscas, a regra é ter calma. Jamais feche contrato com o primeiro que encontrar, pois, há muitas opções no mercado e você poderá se surpreender com outros imóveis.  

Dessa forma, pesquise bastante para encontrar aquela opção que se encaixa nas suas preferências e com custos que cabem no seu bolso.  

4 – Opte sempre por uma boa localização 

Escolher um imóvel bem localizado é importante para garantir conforto e comodidade. Pensando nisso, escolha sempre aquelas opções que são próximas de comércios, linhas de ônibus, supermercados, farmácia, escolas e unidades de saúde. 

Fique de olho na segurança do bairro e no perfil da vizinhança para ter certeza que é um bom lugar para morar.   

5 – Faça um contrato 

A melhor forma de se proteger é ter um contrato em mão. Por isso, nada de acordo de boca na hora de alugar um imóvel.  

É importante ter todas as cláusulas no contrato bem definidas para não ter dor de cabeça ou prejuízo com multas e encargos.  

6 – Realize uma vistoria 

Antes de fechar contrato, faça uma vistoria no imóvel para ter certeza que, de fato, ele está em boas condições.  

Lembrando que esse cuidado é uma garantia para o inquilino e também o proprietário, pois, o imóvel deve ser entregue da mesma maneira que foi alugado. Dessa forma, é possível ambas as partes fazerem exigências na hora da entrega do imóvel. 

7 – Contrate uma imobiliária 

Para encontrar os melhores negócios, não abra mão do apoio de uma imobiliária, pois ela pode te ajudar a encontrar as melhores opções e garantir processos de locações seguros, transparentes e vantajosos.  

Com uma imobiliária, você terá certeza de fazer um bom negócio, pois uma imobiliária conta com corretores experientes no mercado imobiliário, que buscam sempre as melhores opções para seus clientes. 

Na hora de alugar um imóvel, saiba que os negócios mais vantajosos você encontra na KDU Imóveis, que disponibiliza aos seus clientes um amplo portfólio de casas, apartamentos e prédios comerciais nas melhores regiões da cidade.  

Gostou do nosso artigo? Então, continue nos acompanhando por aqui, pois trazemos sempre tendências, novidades, curiosidades, dicas e informações sobre arquitetura, construção e o setor imobiliário.