Você também quer muito comer legumes e verduras fresquinhos todos os dias? E temperar as suas refeições com condimentos e temperos diretos da sua horta? Que tal aprender, então, três dicas práticas sobre como fazer horta na sua casa?
Algumas pessoas tem esse hábito por hobby para distrair a mente e ocupar o tempo com uma atividade que lhe dê prazer. Mas há quem goste de cultivar hortas em casa com o objetivo de ter uma alimentação mais saudável e orgânica.
Afinal, são muitas as vantagens de ter à mesa alimentos orgânicos sempre fresquinhos e temperos cultivados sem intervenção química, não é mesmo?
Então, vamos lá? Criar a sua própria horta em casa?
1- Seja muito paciente!
Cultivar uma horta em casa requer paciência. Trata-se de um processo natural. É preciso regar, nutrir a terra, adubá-la, semear e aguardar com paciência o tempo de cada alimento brotar.
2- Separe um bom espaço na sua casa
Neste caso, é importante definir primeiro qual verdura, legume ou tempero você irá plantar. Pimentinhas e alecrins, por exemplo, podem ser cultivados em pequenos vasos na janela. Já os legumes ou verduras, como tomates e alfaces, precisam de um espaço maior e mais aberto.
3- Escolha começar sua horta pelo mais fácil
Que tal começar pelos temperinhos? Eles não exigem muito espaço, são fáceis de cuidar e brotam um pouco mais rápido. Aliás, é possível você encontrar vasos que já estejam floridos para começar a sua horta caseira.
4- Tente escolher entre esses legumes, verduras e até frutas para cultivar em casa:
- Morango
- Cenoura
- Couve
- Rúcula
- Tomate
- Alface
Já os temperos frescos podem ser esses:
- Pimenta
- Tomilho
- Alecrim
- Manjericão
- Salsinha
- Cebolinha
- Hortelã
Lembre-se que caroços, sementes, talos e raízes, que você comumente joga fora, são a maneira mais eficaz de replantio. Comece cultivando essas raízes, sementes e caroços na sua horta caseira.
Compre vasos e aproveite para decorar a sua casa. Use a criatividade reutilizando potes vazios para servir de vasos para sua horta. Espalhe-os pela sua cozinha, nas janelas e até numa floreira que pode ficar no cantinho do seu quintal.
Agora que você já tem algumas dicas para cultivar sua própria horta em casa, coloque as mãos na massa e comece já!