Primavera do Leste já tem autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e está operando voos noturnos. Foram muitos anos buscando essa conquista e, agora, o aeródromo da cidade passa a ter autorização para operar os voos durante a noite, garantindo pousos e decolagens de aviões independentemente dos horários.
Essa conquista impacta diretamente no desenvolvimento econômico de Primavera do Leste, seja no progresso ou até em casos de saúde, podendo operar, inclusive, com UTI aérea.
Para viabilizar as operações noturnas, a Prefeitura de Primavera do Leste realizou obras de reforma e adequação da pista, implantação e manutenção da sinalização luminosa noturna. Entre as melhorias, o aeroporto teve sua pista reformada, proporcionando mais conforto e segurança aos passageiros.
A gestão precisou alterar o tipo de operação de VFR diurno para VFR diurno/noturno e fazer a inclusão do farol de aeródromo, indicador de direção do vento iluminado, luzes de borda da pista de pouso e decolagem, luzes de cabeceira/fim de pista e luzes de borda de pista de táxi.
Com a autorização da ANAC, as empresas interessadas em operar voos noturnos em Primavera do Leste já podem agendar pousos e decolagens junto à Administração Aeroportuária na cidade.
Esse balizamento noturno, há muito tempo, era um desejo da população, pilotos, empresários, sendo um trabalho construído por várias mãos de gestores, políticos e do pessoal dos hangares.
Vale ressaltar que, nesse momento em que Primavera do Leste vira a chave do agro para a agroindústria, atraindo empresários renomados, é preciso uma aviação comercial cada vez mais pujante para acompanhar todo esse crescimento e desenvolvimento da cidade.
O aeroporto municipal está sob a administração do Município, com a gestão, operacionalização e manutenção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Essa medida visa garantir melhorias contínuas das instalações e dos serviços oferecidos aos passageiros e às empresas aéreas.
(Com informações da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Primavera do Leste)