Os recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já deram início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. Até o início de novembro, os pesquisadores vão visitar cada um dos domicílios de Primavera do Leste, tanto da zona urbana quanto na zona rural. 

O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. 

Fiquem atentos, pois os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). 

O Coordenador Censitário de subárea, Renato Gracia, explica que há um número de telefone que pode ser usado para pedir questionário e responder a pesquisa de maneira online. O número é (66) 98122-1740 e pode ser usado tanto para telefone quanto WhatsApp. 

 

Importância do Censo 

Renato Garcia conta que por conta do atraso os dados do país são uma estimativa que pode não mostrar o comportamento de crescimento real, possivelmente o caso de Primavera. 

Por isso, é muito importante que a população realmente receba os recenseadores para que seja bem feita essa contagem e haja certeza sobre os números de Primavera do Leste.  

Entre esses dados haverá a determinação de público alvo, detalhamento de população, ajustes nas políticas, distribuição de renda e identificação de áreas de investimento prioritário. 

 

Questionário e participação 

São dois questionários: o básico e amostra. O básico tem 26 perguntas e demora cerca de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas demora cerca de 16 minutos e será escolhida apenas 20% da população primaverense.   

Pode responder o censo demográfico pessoas acima de 12 anos, através da avaliação dos recenseadores para saber se tem capacidade, pode ser adolescente, idoso, empregada, desde que tenha conhecimento sobre o questionamento. 

Uma equipe com mais de 60 agentes já está nas ruas e a expectativa é de término até o fim deste ano.