Os moradores de Primavera do Leste já estão observando a movimentação das obras de construção da Ferrovia Estadual de Mato Grosso – Senador Vicente Vuolo. Os alojamentos dos colaboradores e os canteiros de obras já foram instalados na cidade e, ao todo, são cerca de 900 empregos diretos e indiretos. Em Primavera do Leste também está instalado o escritório da companhia ferroviária, mais especificamente no Jardim América, na Avenida Estados Unidos.
A Ferrovia Estadual Mato Grosso – Senador Vicente Vuolo terá mais de 700 quilômetros de extensão, partindo de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde e passando por Cuiabá. Os trilhos estarão próximos de seis dos dez maiores municípios do Estado.
Além da geração de empregos, a economia de Primavera do Leste está sendo diretamente impactada com o andamento da construção da ferrovia. Até o momento, cerca de 15 moradias – entre residências e hotéis – dois escritórios e um galpão estão alugados pelo Consórcio CRA, responsável por parte do pacote de obras.
Também já foram contratadas empresas de Primavera do Leste para fornecimento de serviços de vigilância patrimonial, serviços de engenharia elétrica, restaurantes, transporte de pessoal, locação de veículos, serviços de reforma para construção civil, oficinas mecânicas, entre outros.
O comércio de Primavera do Leste também já está aquecido com a aquisição de produtos e serviços em lojas de materiais de construção, EPI’s, peças mecânicas, alimentos, mobiliários, peças elétricas e eletrônicas, entre outros.
Para a construção da 1ª ferrovia do Brasil serão utilizadas 89 mil toneladas de trilhos, que é um volume equivalente para construir nove Torres Eiffel. A movimentação da terraplanagem será de 183 milhões de metros cúbicos.
Além disso, serão utilizados mais de um milhão de metros cúbicos de concreto, exemplificando, seria possível construir 13 pontes estaiadas iguais àquela que é um dos cartões postais da cidade de São Paulo.
*Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Primavera do Leste