A Vigilância Sanitária de Rondonópolis realizou uma ação de vistoria em todos os açougues, supermercados, mercados, padarias e demais estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal. O trabalho foi intensificado com a intenção de garantir mais segurança à saúde da população.

Segundo o Superintendente de Vigilância em Saúde de Rondonópolis, Paulo Padin, os fiscais da Vigilância Sanitária verificaram se os produtos são manipulados, produzidos, armazenados e expostos, conforme as normas vigentes. “O objetivo principal foi assegurar que as carnes e embutidos comercializados na cidade estejam de acordo com as normas regulamentadoras e garantam que a população de Rondonópolis tenha à mesa um alimento de qualidade, que atende as normas sanitárias”, explica.

Padin também destacou que as empresas em que foram identificadas irregularidades na manipulação, armazenamento e produção de carnes e embutidos foram (ou ainda serão) notificadas oficialmente para que se adequem às normas sanitárias e aquelas que não se adequarem nos prazos estabelecidos poderão ser multadas e até embargadas. 

A carne e os produtos derivados são considerados alimentos com alto potencial de risco, pois têm maior possibilidade de serem contaminados durante qualquer uma de suas etapas de produção. Esses riscos podem ser evitados através das boas práticas de manuseio desses alimentos.

Ainda de acordo com o Superintendente, é muito importante ressaltar que a legislação sanitária é uma referência  que estabelece critérios de higiene em manipulação de alimentos e de boas práticas operacionais, desde o armazenamento, a produção, a distribuição, o transporte, a exposição e a venda dos produtos alimentares, por isso, seguir a legislação, nesse sentido, é fundamental e uma maneira de se preocupar com o consumidor, garantindo a ele toda a qualidade dos produtos e a segurança à saúde da população de Rondonópolis. 

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rondonópolis