Imóvel com Inquilino

Comprar um imóvel com o inquilino morando nele. É possível? 

Quem já precisou colocar um imóvel à venda por causa de problemas financeiros ou instabilidade econômica? Mas se nesse imóvel ainda estiver morando o inquilino. A venda é possível mesmo assim?

Sim, o imóvel com inquilino pode ser vendido, desde que o Direito de Preferência seja dado, primeiramente, ao locatário/inquilino. Então, antes de colocar o imóvel para venda é preciso avisar ao inquilino e informá-lo sobre a preferência que ele tem na compra e o inquilino terá um prazo de 30 dias para responder se tem ou não interesse na aquisição do imóvel. 

É importante deixar bem claro que, se essa cláusula for desrespeitada, o inquilino pode acionar a Justiça para garantir o seu Direito de Preferência. 

 

Venda de imóvel com inquilino: um novo locador 

Caso o inquilino não deseje comprar o imóvel e a venda seja feita a um terceiro, o novo proprietário tem até 90 dias, após assinatura do contrato de compra do imóvel, para tomar posse. 

Isso não significa o fim do contrato e a mudança imediata. A posse dependerá do contrato de locação que o inquilino tem com o antigo proprietário. Caso o documento seja específico no prazo de ocupação, cláusula de vigência de alienação, por exemplo, não é possível tomar posse do imóvel e será necessário respeitar o prazo que consta do contrato. 

É preciso também verificar se o contrato de locação está registrado na matrícula do imóvel. Se estiver, o comprador será obrigado a cumprir integralmente o acordo de aluguel. 

Agora, se não houver previsão de prazo para a desocupação do imóvel, a desocupação deve ser imediata, já que foi vendido um imóvel com inquilino ainda morando nele.  

Especialistas sugerem um novo contrato de locação e saiba que é possível acrescentar a informação no contrato original, mencionando a venda e as informações do novo proprietário, caso as demais cláusulas permaneçam iguais.  

Uma dica extra, que garante a segurança jurídica ao corretor nesse tipo de negociação, é  adicionar no Contrato de Compra e Venda, uma cláusula que cita a presença do inquilino no imóvel e a obrigatoriedade do cumprimento do prazo de locação. Isso evitará uma anulação de venda, caso haja arrependimento do comprador. 

O importante é que você não tenha dúvidas e nem receio de comprar um imóvel com inquilino e, para isso, conte com a nossa assessoria e experiência de mercado imobiliário na hora de comprar ou vender um imóvel.  

Estamos a cinco anos realizando o sonho de quem quer ter a casa própria, agilizando a locação de imóveis de quem quer ter uma renda extra e ajudando empreendedores a encontrar o ponto comercial perfeito para o seu negócio.  

Fale com nossos corretores e não perca a oportunidade de fazer bons negócios imobiliários!