Mais de 150 profissionais de saúde de Primavera do Leste estão treinados para atender vítimas de obstrução de vias aéreas e parada cardiorrespiratória em situações de urgência

Saber o que fazer diante de uma situação de urgência e emergência faz total diferença no socorro à uma vítima. Principalmente, quando alguém está tendo uma parada cardiorrespiratória ou está com as vias aéreas obstruídas. Mas como identificar e agir rapidamente nesses casos?

Em Primavera do Leste, capacitar os profissionais de saúde que atuam em diferentes frentes de trabalho é o maior objetivo dos treinamentos.

E foi através deles que, atualmente, mais de 150 trabalhadores da área da saúde já passaram pelas formações desde o início deste ano. São profissionais que trabalham nas mais diversas áreas, como a Atenção Primária à Saúde (APS), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Clínica da Mulher, Clínica de Imagem, programa Melhor em Casa, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Núcleo de Saúde Mental e Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR).

As seis turmas que já estão capacitadas foram compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, técnicos de higiene bucal, fisioterapeutas e agentes comunitários de saúde.

Assim, sempre que ocorrer uma emergência, o paciente irá procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e os profissionais de saúde que estão lá agora estão capacitados para identificar as ocorrências e agir da maneira correta.

A capacitação mais recente aconteceu no fim deste mês de outubro quando foram ensinadas técnicas de desobstrução das vias aéreas em situação de emergência, manejo de vias aéreas e protocolos de atendimento em parada cardiorrespiratória.

Os treinamentos são uma iniciativa do SAMU 192 em conjunto com o Programa da Educação Permanente em Saúde e do Núcleo de Segurança do Paciente de Primavera do Leste.

Vale ressaltar que a formação dos treinamentos é adaptada de acordo com a categoria profissional.

Sendo assim, se são médicos e enfermeiros, por exemplo, o curso é mais avançado incluindo assuntos, como intubação, por exemplo. Além disso, as formações são gratuitas e não geram custos para Primavera do Leste e nem para os participantes.

O cronograma municipal de Educação Permanente ainda prevê mais formações para este ano em que serão capacitados técnicos de enfermagem da APS e da UPA. A ideia é que os participantes repliquem o aprendizado para os demais profissionais de suas unidades e, assim, ajudem a fortalecer a rede de saúde municipal, em Primavera do Leste.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Primavera do Leste.