Obras de construção da ferrovia em Mato Grosso reflete na geração de empregos também em Primavera do Leste

As obras seguem avançadas na construção da ferrovia estadual Senador Vicente Emílio Vuolo contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso. Dados divulgados pelo novo Caged, com base no período de janeiro a junho de 2024, mostram que o setor de construção civil tem destaque na geração de novos postos de trabalho, direcionado para o segmento de obras de rodovias e ferrovias.

O crescimento é tanto que chegou com as obras da ferrovia ao município de Primavera do Leste, onde um escritório local da Rumo Logística foi montado há alguns meses. Em Primavera, o setor de construção de rodovias e ferrovias apresentou um saldo positivo de mais de 400 pessoas empregadas, somente no 1º semestre deste ano. A intensificação de contratações ocorreu, principalmente, em maio e junho de 2024, que é o período que coincide com os avanços no projeto da Ferrovia Estadual de Mato Grosso.

De acordo com o Gerente Executivo de Projetos da Rumo, Henrique Domingues, as obras atingiram o pico de contratações neste mês de julho. “Nos primeiros meses de 2024, as equipes ainda enfrentaram períodos de chuva, em Mato Grosso. Com a chegada do período seco, as obras estão aceleradas e esse ritmo deve ser mantido até este mês de outubro. Em julho, atingimos o máximo de contratações, ou seja, mais de 4.700 trabalhadores diretos engajados nas obras”, apontou. 

Visando atender uma necessidade de mão de obra e de capacitações para funções específicas, a Rumo Logística atua num importante projeto com IEL e Senai MT. Parceiros importantes, que auxiliam na estruturação de feiras para a promoção de vagas e para o acesso de trabalhadores às empresas empregadoras. Além disso, a parceria inclui o programa ‘Nos Trilhos de Mato Grosso’ que tem como objetivo capacitar os trabalhadores que vão atuar na construção do modal através dos cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT).

Com a extensão de mais de 740 quilômetros de ferrovia, o projeto da Rumo Logística conta com o trabalho realizado por mais de 30 empreiteiras parceiras, que geram empregos diretos e indiretos em várias cidades do Estado mato-grossense. 

*Com informações do jornal online Âncora Notícias.