Primavera do Leste recebe a Expedição SER Família Mulher e faz adesão ao Programa

Neste mês de agosto, Primavera do Leste foi a 4ª região a receber a Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, um evento destinado a capacitação de profissionais da segurança pública bem como das pessoas que atuam na linha de frente no combate à violência doméstica na cidade. 

O evento recebeu a visita da primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Virgínia Mendes, que assinou o termo de adesão das cidades que compõe a Região Integrada de Segurança Pública 11 (RISP-11) ao programa SER Família Mulher. “Todos os esforços são adotados para que as mulheres vítimas de violência tenham um atendimento diferenciado, antes que chegue ao feminicídio. É preciso pensar e buscar alternativas. E uma dessas alternativas foi a criação do Programa SER Família Mulher como uma estratégia a mais de combate à violência”, explicou. 

O programa SER Família Mulher é um projeto criado pela primeira-dama do Estado e surgiu com a perspectiva de proporcionar condições de sobrevivência imediata à mulher vítima de violência doméstica, afastando o agressor e promovendo o espaço da beneficiária com o acesso a oportunidades e recomeço de vida digna na sociedade.

“Quando idealizei este projeto, sonhei com a esperança de que as vítimas teriam a oportunidade de recomeçar suas vidas longe do agressor, sabendo que muitas mulheres se submetem a permanecer perto dele por questões financeiras, porque além dela envolve também os filhos, o que se torna um obstáculo. Agora é uma realidade e estou muito feliz por este projeto sair do papel e se tornar referência nacional”, afirmou Virgínia. 

Através do Ser Família Mulher, vítimas de violência doméstica, tem acesso a um cartão em que é depositado, mensalmente, o valor de R$ 600,00 pelo período de duração da medida protetiva. A iniciativa é considerada inédita no país pela particularidade de que a vítima possa usar o dinheiro para o pagamento de uma conta de água, de luz ou ajudar um amigo ou familiar com o recurso para se manter distante do agressor. 

A beneficiária também precisa fazer cursos de qualificação profissional gratuito por meio do Programa SER Família Capacita como condição para continuar recebendo o benefício. “Não é só o dinheiro, é devolver à essa mulher a dignidade, é dar a ela uma oportunidade de recomeçar sua vida e através de cursos de capacitação ter uma profissão e sair do círculo vicioso que é a violência doméstica”, explicou a secretária de Assistência Social, Grasi Bugalho. 

Com a adesão de Primavera do Leste ao programa SER Família Mulher, as vítimas de violência doméstica já serão apresentadas ao programa quando procuram a delegacia para registrar o Boletim de Ocorrência. E, após uma análise feita por uma equipe capacitada, a mulher passará a receber o acompanhamento do programa. “Sabemos que o valor é um pouco baixo, mas pode ser a ajuda que muitas mulheres precisam para sair de uma situação de vulnerabilidade e de um relacionamento abusivo”, destacou Virgínia. 

Para a secretária municipal de assistência social de Primavera do Leste, Leninha Riva, a chegada do programa ao município vem para somar com ações que já são realizadas pela rede de Enfrentamento da Violência Doméstica. “Nós já temos uma rede atuante na nossa cidade, que desenvolve importantes ações, e agora nós poderemos contar com todo o suporte do SER Família Mulher, e isso nos dá ainda mais força para podermos atuar e combater de frente a violência”, destacou Leninha. 

*Com informações do Jornal Folha do Comércio, de Primavera do Leste.