Primavera do Leste conta com 17 unidades de ESF (Estratégia da Saúde da Família) implantadas em regiões estratégicas da cidade possibilitando uma maior cobertura e assistência aos bairros. Esses postos de saúde são assim denominados por serem a porta de entrada das pessoas para o 1º atendimento em saúde.

A Atenção Primária à Saúde, possui um conjunto de ações desenvolvidas pelos ESF, de forma individual e também coletivo que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a manutenção da saúde e todas as ações têm o objetivo de desenvolver uma atenção integral ao paciente que impacta positivamente na saúde coletiva.

Os avanços no atendimento à saúde da população pela atenção básica se dão a partir de investimentos e ações na infraestrutura e na capacitação dos servidores.

Em 2023, Primavera do Leste teve um ganho significativo que foi a unificação da base de dados do prontuário eletrônico do e-SUS nas unidades de saúde, tendo assim o prontuário único do cidadão contendo todo o histórico de saúde.

Foi realizada a implantação e inauguração do ESF 17 da região do Poncho Verde III, reformas nas unidades ESF 9 (Primavera III), ESF 10 (Jardim Veneza) e ESF 12 (Jardim Luciana), mudança do ESF 16 (Centro) para uma nova sede ampliando o espaço e a qualidade no atendimento. Todas as unidades receberam câmaras refrigeradas para o armazenamento de vacinas, novos computadores e impressoras.

Em relação a saúde bucal, Primavera do Leste já credenciou as equipes das unidades dos ESFs15 (Bairro Tuiuiú) e 16 (Centro), além da participação em cursos de capacitação.

Outra conquista foi a aquisição de tablets com a implantação do aplicativo e-SUS Território, materiais de trabalho e uniformes ao Agentes Comunitários de Saúde e Endemias. Destaca-se ainda a ampliação do horário de atendimento do ESF 11 (Buritis), das 18h00 às 00h00 com médicos, enfermagem para demandas agudas e ofertas de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste registrou de janeiro a dezembro de 2023, 118.287 atendimentos individuais nas 17 unidades de Estratégia de Saúde da Família.

Dos atendimentos realizados, 50% foram planejados e agendados previamente nas unidades e 50% para demandas do dia/espontânea, encaixes e algumas urgências.

Foram 76.180 consultas médicas e 39.104 consultas de enfermagem. Dentre os atendimentos, quase 61% foram adultos entre 19 e 59 anos, seguidos de idosos (16,5%) e crianças de 0 a 11 anos (16%). O menor público a procurar pelo atendimento nas unidades foi de adolescentes, correspondendo apenas a 6,7 %. A maioria dos atendimentos foi realizado ao público feminino, 69%.

Além disso, ocorreram 28.789 atendimentos odontológicos, 3.971 atividades coletivas, dentre estas 2.200 voltadas para o Programa Saúde na Escola e 516 de práticas corporais e atividades físicas; 236.528 procedimentos individualizados (por médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos, tais como: exames, teste rápidos, procedimentos odontológicos, curativos, pequenas suturas, sondagens, aferição de sinais vitais, antropometria, administração de medicamentos, atendimentos específicos para gestantes e crianças, eletrocardiograma, coletas de cco) e 223.962 visitas domiciliares individuais pelos Agentes Comunitários de Saúde.

No ESF 11, no bairro Buritis, foram registrados 3.946 atendimentos, no período noturno (entre 18h00 e 00h00), desde a implantação do horário que foi ampliado em abril/2023. Em Primavera do Leste, há 85.795 pessoas vinculadas às equipes de Estratégia de Saúde da Família.

 

*Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Primavera do Leste.