Primavera do Leste registra mais de 1 mil nascimentos de janeiro a setembro de 2024

Desde o início do ano até fim de setembro, Primavera do Leste registrou 1.123 nascimentos, sendo 561 do sexo masculino e 562 do sexo feminino.
Esses números são referentes ao início deste ano até setembro de 2024. As informações são oficiais do SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos) divulgadas através do informe epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste.
 
Somente no último quadrimestre foram registrados 476 nascimentos: 125 em junho, 98 em julho, 128 em agosto e 125 em setembro. Um dos quesitos que influenciaram nesses números é a estrutura planejada para atender as gestantes desde o pré-natal, sendo avaliadas de acordo com risco gestacional. Atualmente, as gestantes, em Primavera do Leste, podem ter o bebê com segurança, sem precisar ir para cidades vizinhas.
 
O parto é feito por equipes capacitadas, em local adequado e com segurança através da nova Rede Alyne, sendo que, provavelmente, será possível transformar Primavera do Leste em polo macrorregional para ampliar o atendimento e abranger também as gestantes de alto risco.
 
A Rede Alyne foi implantada, no município, pela Portaria nº 5.350 de 12 de setembro de 2024 em substituição a antiga Rede Cegonha.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Primavera do Leste.