A produção agrícola é um dos pilares da economia de Primavera do Leste. Soja, milho e algodão são os principais cultivos do município, reconhecido nacionalmente por ser uma das principais potências do agronegócio.
Primavera do Leste possui aproximadamente 5.200 empresas instaladas no município, dos quais 12% são ligadas diretamente ao agronegócio. Do total de empregos gerados em 2021 na cidade, 25% foram na área do agro.
O agro representa 17% da economia de Primavera do Leste, no que tange ao volume relativo à produção primária, grãos e pecuária. Entretanto, quando avaliada a indústria da transformação tendo como matéria-prima os produtos da agricultura, esse impacto pode dobrar, agregando valor à produção sob a ótica de verticalização industrial.
Em 2020, o Estado de Mato Grosso exportou, somente em soja, 22,305 milhões de toneladas, o que corresponde um aumento de 10%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Quase 900.000 toneladas foram produzidas em Primavera do Leste, segundo dados do IBGE.
Fonte/Reprodução: Prefeitura de Primavera do Leste.