Quando procurar atendimento na UPA, em Primavera do Leste?
A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste esclarece uma dúvida muito frequente entre a população. Em qual lugar procurar atendimento médico em casos de uma doença, emergência ou, até mesmo, mal-estar?
Vamos entender…
Primeiramente, os pacientes passam por uma triagem que é feita pelo enfermeiro que irá definir qual o grau de complexidade de cada paciente, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Nos casos de pacientes com tosse, febris, com coriza, dores leves ou gestantes que estejam com sintomas leves, a orientação é para que se dirijam até a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou Estratégia Saúde da Família onde o paciente pertença.
Essa unidade estará preparada para prestar o atendimento adequado, sendo que o paciente terá condições de ser acompanhado pelo mesmo médico e fazer o tratamento que for necessário ao seu caso.
Já quando surgem dores no peito, febre alta, síndromes gripais, fraturas, acidentes de carro e de motos os atendimentos médicos tornam-se mais complicados e urgentes e, por isso, devem ser feitos pela UPA. Afinal, exigem mais atenção e urgência para o socorro e bem-estar do paciente.
A Coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em primavera do Leste, Rosmeri Schuster, esclarece e orienta aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que, ao procurarem o atendimento na UPA, tenham noção de que existem pessoas com maior gravidade que outras. O enfermeiro é quem vai classificar cada paciente. Quem não estiver tão grave poderá se dirigir ao ESF e evitar ficar esperando desnecessariamente pelo atendimento.
A ESF (Estratégia Saúde da Família) é a unidade de atenção básica. Ela é a porta de entrada do SUS, onde são realizados atendimentos de enfermagem, vacinas, consultas e o acompanhamento pelo médico, além da entrega de medicamentos e demais atendimentos básicos.
Para solicitar outros serviços de saúde, a ESF encaminha os pacientes para os especialistas que farão os exames, atendem sintomas leves de gripe, tonturas, dores abdominais leves, mal-estar geral, conjuntivite, entre outros.
A UPA é a unidade de Urgência e Emergência 24 horas para atendimentos de média e alta complexidades de casos mais graves. O atendimento não é por ordem de chegada, e sim por ordem de gravidade.
O ideal é que as pessoas façam o acompanhamento médico por meio das equipes da Estratégia Saúde da Família, que estão localizadas próximas às residências dos pacientes. Inclusive, as gestantes que fazem o pré-natal na ESF têm condições de serem melhor acompanhadas e orientadas pelos médicos de Saúde da Família.
*Fonte: (Notícias do site da Prefeitura de Primavera do Leste)