Quem já tem um imóvel financiado, em Primavera do Leste, pode financiar outro?

Na hora de comprar a casa própria, em Primavera do Leste, optar pelo financiamento imobiliário ainda é a decisão da maioria dos brasileiros. Além de ser a alternativa mais econômica, ela também permite que você entre no seu imóvel de maneira rápida, mesmo antes de quitá-lo.
Mas, a KDU Imóveis sabe que são muitas as dúvidas que cercam os temas relacionados ao financiamento imobiliário. Inclusive, uma delas é recorrente sobre a compra financiada do segundo imóvel.
Quem já está pagando o financiamento do primeiro imóvel, pode assumir a dívida de um outro financiamento para comprar o segundo imóvel? Continue lendo este artigo para saber se você pode ter dois financiamentos de imóveis ativos no seu nome. Vamos entender?

Sua renda mensal pode ter apenas 30% de comprometimento

Você pode ter dois financiamentos de imóveis ao mesmo tempo, se a instituição financeira analisar a modalidade de financiamento na qual você se enquadra e liberar o segundo financiamento.

Isso porque, ela irá somar as duas parcelas dos financiamentos imobiliários a fim de ver se o seu comprometimento da renda mensal não ultrapassa os 30%. Se isso ocorrer, o segundo imóvel não poderá ser financiado.

Por isso, a principal análise que será feita pelo banco é a capacidade financeira de quem está financiando, se ela é suficiente para arcar com todas as despesas tanto dos financiamentos quanto dos outros compromissos financeiros. Isso porque, o banco quer assegurar que o comprador irá conseguir pagar todas as prestações dos financiamentos sem risco de tornar-se inadimplente.

Você pode, sim, usar seu FGTS para financiar o segundo imóvel

Se o primeiro imóvel financiado ainda estiver ativo pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação), o comprador não poderá utilizar o recurso do FGTS para financiar o segundo imóvel.

A Caixa Econômica Federal, que é o banco gerenciador e administrador do FGTS em todo o país, determina que o uso dos valores do Fundo de Garantia para a compra de um imóvel precisa seguir regras importantes.

Uma delas é que o comprador não tenha financiamento imobiliário ativo no Sistema Financeiro de Habitação em qualquer localidade do Brasil. Portanto, só com essa regra a compra do segundo imóvel financiado usando o FGTS já fica impedida.

Diante disso, a conclusão é de que para comprar o segundo imóvel financiado é fundamental que o comprador tenha uma renda mensal compatível com o valor da soma das parcelas referentes aos dois imóveis financiados.

Portanto, se você quer comprar o segundo imóvel financiado e não sabe se terá renda mensal suficiente para assumir essa dívida, faça já uma simulação, aqui, na KDU Imóveis com segurança e rapidez.

Fale com nossas equipes de atendimento e venha conhecer nosso trabalho, em Primavera do Leste, onde nosso compromisso é ajudar você a concretizar seus sonhos e deixá-lo livre de dores de cabeça por causa de assuntos imobiliários.