Em todas as unidades de saúde de Rondonópolis já está disponibilizada a vacina contra o vírus da gripe influenza para toda a população acima de seis meses de vida.

A Superintendência da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, organizou-se para elaborar um esquema amplo de vacinação contra a gripe influenza para facilitar o dia a dia da população. O objetivo é fazer com que a população encontre mais facilmente e com mais comodidade os locais de imunização que estejam mais próximos de suas casas.

Em um comparativo feito entre a saúde pública do Estado, Mato Grosso tem um público-alvo de 1.289.266 pessoas para serem imunizadas contra o vírus da gripe influenza. Destes, 284.297 já foram vacinados, o que corresponde a um percentual de 26.545 da meta oficial de imunização.

Porém, em Rondonópolis, os percentuais indicam uma realidade mais positiva para os índices de imunização contra o vírus da gripe influenza: mais que o dobro da vacinação alcançada em todo o Estado mato-grossense.

Segundo os dados oficiais, o público-alvo em Rondonópolis é estimado em 78.125 pessoas para serem imunizadas contra o vírus da influenza. Destas, 37.345 pessoas já estão vacinadas, o que corresponde a 53,84% da meta estabelecida para a cidade. Mesmo assim, a Superintendência da Vigilância em Saúde reforça a recomendação de que as pessoas devem ir até à unidade de saúde mais próxima de sua casa para serem imunizadas contra o vírus da gripe influenza.

É importante também levarem as crianças com idade acima de seis meses de vida. O horário de atendimento ao público nas unidades de saúde, em Rondonópolis, é das 7h00 às 10h30 e das 13h00 às 16h30, de segunda à sexta-feira.

Vale ressaltar que com a aproximação do inverno e as mudanças repentinas na temperatura, as crianças e os idosos ficam mais expostos às infecções respiratórias e, se não forem devidamente imunizados, aumentam o risco de complicações no quadro de saúde. Por isso, reforça-se a recomendação para que todas as pessoas se imunizem e se protejam contra o vírus da gripe influenza.

(Com informações do Gabinete de Comunicação da Prefeitura de Rondonópolis).