Em 2022, caíram os números de reclamações feitas pelos consumidores aos serviços do Sanear (Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis “Terezinha Silva de Souza”). Enquanto em 2021, o Sanear ocupava a 66ª posição no ranking de reclamações, em 2022 ele aparece na 146ª posição com cerca de 0,08% do total de reclamações registradas.

Os números foram divulgados pelo Procon de Rondonópolis por meio do relatório que inclui dados das reclamações formalizadas entre os dias 1º de janeiro de 2022 até 31 de dezembro do mesmo ano.

Em 1º lugar entre os reclamados está a concessionária de energia elétrica de Mato Grosso, seguida por empresas de telefonia, bancos e estabelecimentos comerciais.

Este novo ranking confirma uma tendência de melhora nas relações do Sanear com seus consumidores. A mudança começou há cerca de quatro anos, quando a autarquia criou um sistema para agilizar o atendimento das demandas no município. Além de reforçar a ouvidoria e o teleatendimento, também foi criado um sistema para receber reclamações via WhatsApp e um núcleo para atuar diretamente na solução dos casos levados pelos consumidores ao Procon, antes de serem formalizados.

As equipes do Sanear se reúnem semanalmente com os consumidores, sob a mediação do Procon para que as demandas sejam ouvidas e sejam apresentadas soluções, que estão resolvendo cerca de 98% dos casos são solucionados sem a necessidade de formalização da reclamação.

Agilidade nos atendimentos

O atendimento das demandas mobiliza praticamente todos os setores do Sanear, incluindo a Comunicação, as diretorias técnicas e de manutenção e também o departamento jurídico.

Atualmente, o Sanear tem quase 100 mil economias, entre usuários residenciais e comerciais e, por isso, é natural que ocorram alguns problemas. No entanto, atendemos uma orientação do Poder Judiciário, que pede a priorização da mediação para resolver conflitos.

Com isso, o Sanear reforça o objetivo de oferecer um serviço de excelência, trabalhando para prevenir problemas e, quando eles ocorrerem, garantir que seja solucionado o quanto antes, respeitando os consumidores de Rondonópolis.

 

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Sanear de Rondonópolis)