A Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) estava em uma situação desordenada, onde os salários estavam atrasados, dívidas com fornecedores e contratos muito altos com empresas terceirizadas para frota. Toda essa situação gerou alguns processos judiciais e bloqueios, por conta de toda essa desorganização e dívidas, o Prefeito de Rondonópolis recebeu algumas orientações para que fechasse o Coder.
Contudo, devido a quantidade de trabalhadores, que chega em torno de 600 colaboradores, o gestor municipal se recusou e resolveu investir na empresa e acreditar no seu potencial. Dessa forma, a Prefeitura Municipal de Rondonópolis, desde 2022, vem trabalhando em melhorias para a Companhia, com isso, conseguiu quitar muitas dívidas previdenciárias, trabalhistas e tributárias, comprou quase 100 unidades próprias de frota de veículos e caminhões, o que foi possível cancelar os contratos com empresas terceirizadas.
Além disso, os trabalhadores da instituição contam com diversas melhorias na rotina trabalhista, onde dispõem de equipamentos de proteção individual adequados e com os salários pagos em dia, além de todos os direitos trabalhistas.
Em contrapartida, a empresa gerou cerca de 136 empregos para a população de Rondonópolis, e ainda este ano, pôde convocar mais 28 colaboradores, que foram aprovados no último concurso público.
Portanto, todo esse empenho em reerguer a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis, pode ser compensado, proporcionando mais emprego para a cidade. Além disso, os colaboradores que dependem do Coder para o sustento de suas famílias, podem contar com os salários e direitos pagos em dia.