Aulas de como pilotar drones fazem parte da programação de cursos oferecidos pela ‘Estação Futuro’ para alunos das escolas municipais de Primavera do Leste, com idade entre 10 e 17 anos, durante o turno e contraturno escolar. O espaço funciona dentro de um contêiner na Praça da Juventude, no bairro São José.

A ideia da ‘Estação Futuro’ é contribuir com as práticas de ensino-aprendizagem da escola e ajudar aos jovens de comunidades vulneráveis a aprenderem tecnologias do futuro, tais como: programação, operacionalização de drones e impressoras 3D, edição de vídeo, técnica para DJ, mixagem de som e noções básicas de designer gráfico.

São 15 alunos que fazem as aulas no contraturno escolar e mais 49 que fazem durante o turno. Henrique Lopes Viana, 13 anos, foi um dos primeiros alunos. Ele revela que no começo teve dificuldade, mas, agora, se diverte com os amigos e faz até flip, uma manobra que o drone gira em torno de si mesmo. “As aulas são muito interessantes, está sendo uma experiência muito boa”.

Para Victor Hugo Oliveira Cavalier, 14 anos, seu interesse pelo curso é se profissionalizar no ramo tecnológico e ganhar dinheiro futuramente. “Gosto muito do campo da tecnologia, acredito que existem muitas oportunidades”.

Clara Crauss Soletti, 14 anos, é a mais nova da turma, fez apenas duas aulas, e foi convidada pelos outros meninos. Ela está aprovando os ensinamentos. “Eu estou achando bem legal aprender a pilotar o drone”.

Lucas Gabriel Rezende, 15 anos, é o único do grupo que participa de todos os cursos e sua motivação é para aprender a pilotar o drone e fazer curso de informática na IFMT. “Gosto muito de tecnologia, acredito que aqui é uma porta de entrada para realizar meu sonho.”

Ao final do curso, em dezembro, os alunos irão receber certificado e fazer um projeto com empresas e de games. A ‘Estação Futuro’ é uma importante ferramenta tecnologia para a educação, mostrando seu poder transformador social.

No mercado de trabalho, pilotar um drone, assim como os cursos tecnológicos, são oportunidades para entrar num emprego. Quem pilota um drone pode filmar um casamento, fazendas, fazer a segurança de um evento e muito mais.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Primavera do Leste.