Após dois dias de audiências em Ministérios e órgãos do Governo Federal, em Brasília, Rondonópolis comemora a conquista de avanços para as áreas de assistência social, segurança, educação, saúde, com destaque para o setorda habitação.

Em audiência na sede do Banco do Brasil foi confirmada a retomada das obras com a assinatura da ordem de serviço da 2ª etapa do residencial Celina Bezerra. O projeto prevê a conclusão de 1.152 apartamentos, iniciados em 2013 e que tiveram as obras paralisadas pela empresa sob a alegação de problemas econômicos.

O residencial Celina Bezerra é financiado pelo Banco do Brasil por meio do programa Minha Casa, Minha Vida e já abrigou, na 1ª etapa entregue no início do ano, 1.440 apartamentos. Em seu projeto total, a previsão do município é levar moradia para cerca de 5.760 pessoas no residencial.

Também foi protocolado no Governo Federal um projeto para construção de 1.500 residências, com previsão de começar o empreendimento com 500 casas.

Educação

No FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) Rondonópolis reforçou o pedido de nove unidades, sendo cinco escolas e quatro creches. Dentre os 5 mil municípios do país, Rondonópolis é prioridade no Governo Federal, sendo que todos os projetos de construção já foram protocolados e estão sendo analisados pelas equipes técnicas.

Segurança

O projeto para construção da nova sede da Polícia Federal também foi apresentado no Ministério da Justiça. A intenção é utilizar recursos oriundos de um processo que culminou no recebimento do valor de um imóvel apreendido e, posteriormente, vendido pela União em Rondonópolis, fazendo com que o montante mobilizado permaneça na cidade.

Saúde

No Ministério da Saúde, Rondonópolis apresentou o que já está sendo feito para a melhoria dos atendimentos de média e alta complexidades. Diante disso, o pedido foi pela necessidade de mais recursos para financiar e intensificar os atendimentos deste tipo.

Assistência Social

Rondonópolis obteve sinal positivo do Governo Federal no fortalecimento das políticas de aquisição de alimentos produzidos por pequenos agricultores com destino para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

No Ministério da Justiça, foi reforçado o pedido pela construção da Casa da Mulher Brasileira, projeto que atende as mulheres vítimas de violência. No Ministério de Desenvolvimento Social foi apresentado o projeto de construção de um complexo para atender a população idosa, tanto com atividades e alimentação durante o dia, quanto com o acolhimento incluindo dormitórios.

(Com informações do Gabinete de Comunicação da Prefeitura de Rondonópolis)