Você já ouviu falar da arquitetura sustentável? Sabe quais são os benefícios dessa prática ecológica? 

Nos últimos anos, esse conceito tem ganhado cada vez mais adeptos, já que ela é uma forma de desenvolver projetos arquitetônicos que gerem menos impacto ao meio ambiente, além de outros benefícios para as pessoas e ambientes.  

Entre as práticas mais utilizadas na arquitetura sustentável estão as estruturas pré-moldadas, o uso de materiais recicláveis nas obras e também a aplicação de energia solar nas casas e empresas.  

Aliás, a arquitetura sustentável não é somente uma tendência, já que, nos últimos anos, ela tem se tornado quase que uma regra nas construções em todo o país. Isso porque, os projetos que adotam esse tipo de arquitetura são mais valorizados.  

Quer saber mais sobre esse tema? Vem com a gente! 

O que é arquitetura sustentável? 

Como mencionamos no início deste artigo, a arquitetura é, basicamente, um projeto arquitetônico criado com foco na redução dos impactos ambientais a partir de recursos e alternativas sustentáveis e economicamente viáveis. 

Além da questão ambiental, a proposta deste tipo de arquitetura é oferecer maior conforto aos usuários com custos acessíveis. 

Entre os principais princípios da arquitetura sustentável estão o planejamento integrado, o respeito às limitações do local, a praticidade do usuário e uma detalhada observação do espaço.  

Somado a isso, a arquitetura sustentável tem ainda como pilar o atendimento às regulamentações vigentes e o incentivo ao uso consciente de recursos e materiais. 

Arquitetura sustentável: cenário no Brasil 

Para quem pensa que a arquitetura sustentável é uma novidade no Brasil, está enganado. Atualmente, nosso país é o quarto com o maior número de obras certificadas por sustentabilidade. 

De acordo com o Green Building Council Brasil (GBC), o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos, da China e dos Emirados Árabes.  

Inclusive, o reconhecimento, concedido pela ONG americana U.S. Green Building Council, já foi obtido por cerca de mil empreendimentos espalhados por todo o país.  

Em 2020, a Arquitetura Sustentável conquistou um papel fundamental tanto para a economia mundial, como para a saúde dos ocupantes, motivada pelas mudanças nas relações humanas, físicas e espaciais por conta da pandemia do coronavírus.  

Vantagens da arquitetura sustentável; 

Além da preservação do meio ambiente, a arquitetura sustentável oferece ainda outros benefícios para a sociedade como um todo. 

Esse conceito estimula a utilização mais eficiente e consciente de materiais nos processos de construção, além de trabalhar para reduzir a poluição. 

Sem contar que ela também incentiva a diminuição de desperdícios de materiais “ecológicos”, substâncias e elementos usados nas obras de construção civil.  

Não podemos deixar de destacar o conforto e a praticidade dos projetos que tem como base a arquitetura sustentável. Os edifícios que prezam pela sustentabilidade garantem também uma melhor qualidade do ar aos ambientes.  

Na hora de investir em uma casa, apartamento ou prédio comercial, escolha sempre aqueles que prezam pela arquitetura sustentável, pois, dessa forma, você também contribuirá com o meio ambiente e o bem-estar dos usuários.  

Gostou do nosso artigo? Então, continue nos acompanhando por aqui, pois trazemos sempre tendências, novidades, curiosidades, dicas e informações sobre arquitetura, construção e o setor imobiliário 

Ao alugar, vender ou comprar um imóvel, saiba que os negócios mais vantajosos, você encontra na KDU Imóveis, que disponibiliza aos seus clientes um amplo portfólio de casas, apartamentos e prédios comerciais nas melhores regiões da cidade.