Uma biblioteca é um organismo vivo e não um depósito fechado de livros. O segredo do sucesso é investir na acessibilidade e justamente essa é a ideia da Biblioteca Modelo, no Primavera III, em Primavera do Leste.
A localização dessa biblioteca foi minuciosamente planejada. A ideia foi descentralizar e facilitar o acesso ao conhecimento para toda a população, com um espaço cultural em uma das regiões que mais crescem na cidade.
Seu acervo é de 10.572 títulos. São 64 em braile com os mais variados temas, desde Filosofia, romances, ficção, obras da Clarice Lispector e outros grandes escritores.
Todas essas obras foram adquiridas sem custos através do Instituto Benjamin Constant, que é uma instituição federal ligada ao Ministério da Educação e especializada na educação e atendimento de pessoas cegas e com baixa visão.
Biblioteca para todos
E a acessibilidade não para por aí! O prédio também conta com rampas, elevadores e banheiros adaptados. A Biblioteca Modelo tem dois pisos. No primeiro fica a farmácia popular, computadores para inclusão e sala de jogos.
Já no segundo, que é o superior, é o andar silencioso. A ideia é que seja um local de descanso, com poltronas, oferecendo muito conforto para os estudos e leituras.
O local ainda conta com scanner de voz e impressora em braile, além de um ambiente seguro e equipado que garante total acesso às pessoas com deficiências visuais.
A Biblioteca Modelo, em Primavera do Leste, é um espaço público, totalmente de graça que, além de livros, também oferece acesso à internet, impressões, xerox e auxílio para elaborar currículos.
A biblioteca funciona de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Primavera do Leste