Ter uma horta em casa não é apenas uma forma de colher alimentos e hortaliças orgânicas, mas para muitas pessoas é uma verdadeira terapia. 

Se você sonha em fazer um plantio em casa e colher alimentos frescos e sem agrotóxicos, separamos aqui algumas dicas de como montar uma horta e garantir uma alimentação saudável para toda a sua família. 

Mas, como começar? Descubra aqui, com nossas dicas!

Boa leitura!

Vantagens de ter uma horta em casa

Além de promover uma alimentação saudável, criar uma horta em casa pode ser uma boa opção para as famílias que têm crianças, já que esse trabalho de plantio traz conhecimento e também pode tornar o consumo destas plantas muito mais prazeroso.

Cultivar hortaliças e vegetais em casa também é uma boa opção para o bolso, já que você evita gastar com compras em supermercados e feiras. 

E o melhor é que a hora caseira é muito fácil de fazer e você não terá grandes dificuldades para cuidar das plantinhas. Confira as melhores dicas para ter uma horta em casa.

Boas práticas para ter uma horta em casa

Mesmo sendo atividades fáceis, é preciso seguir algumas boas práticas para ver sua horta sempre linda e saudável. Dá uma olhadinha como criar a sua!

Prepare o terreno

O primeiro passo é preparar o local que receberá o plantio dos vegetais. É possível fazer a horta em um viveiro ou mesmo na terra. Se preferir, dá para fazer uma hortinha em um vaso, mas dê preferência para os maiores.

Se optar por plantar diretamente no solo, você precisa levar em consideração a organização dos canteiros e também se o solo estará sustentado de alguma maneira. 

É possível usar blocos, tijolos e pneus para colocar ao redor dos canteiros e combater a erosão.

O solo deve ser fértil e fofo para que a entrada de nutrientes ocorra simultaneamente ao crescimento do sistema radicular e sua nutrição. Lembrando que o solo deve manter-se úmido, mas nunca encharcado, para que não ocorra a proliferação de fungos ou bactérias.

Hora de plantar

Terra preparada e adequada, chegou a hora de plantar as mudinhas. Cave um buraco pequeno. Se as sementes forem grandes, ele deve ter 0,5 centímetros. 

Mas se as sementes forem pequenas, você só precisa afundá-la na terra com o dedo, criando uma cavidade bem rasa. 

No caso do plantio de legumes como cenoura, pimentão e abóbora, três sementes estão de bom tamanho.  Para salsinha, cebolinha e coentro, faça o plantio de cerca de oito sementes. Depois de plantá-las, borrife com água.

Cuidados no cultivo

Para que as plantinhas se desenvolvam de forma saudável, você precisará fazer a adubação, pelo menos, uma vez por mês. 

Fique sempre atento ao nível de umidade do solo, controlando com substrato, areia, húmus e matéria orgânica. 

Neste período, é necessário capinar o solo e retirar ervas daninhas de forma regular. Com esses cuidados, suas plantinhas vão crescer lindas e saudáveis!

Gostou do artigo?

Então, continue acompanhando o nosso blog, pois sempre trazemos dicas, informações e novidades do mercado.

Na hora de comprar e alugar, entre em contato com a Imobiliária KDU, que oferece um amplo portfólio de casas e apartamentos nas melhores regiões da cidade.