Uma Audiência Pública aprovou de forma unânime a mudança da Escola Estadual “Padre Onesto Costa” na Escola Militar de Primavera do Leste. O diretor da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Primavera do Leste, Dilson Thomaz, explica que os estudantes já matriculados na Padre Onesto Costa que desejarem estudar na nova Escola Militar, permanecerão.

 

Já com relação às vagas, os estudantes da Padre Onesto Costa, e das escolas próximas, como da  Mauro Wedelino Weis e da São José, têm preferência para se matricularem.

 

Também terão preferência para estudarem na nova Escola Militar, os estudantes do 6º ano (de 2022 que frequentarão o 7º ano, agora, em 2023) da Escola Municipal “Nossa Senhora Aparecida”, atual sede da Padre Onesto Costa.

 

No entanto, os estudantes do Ensino Médio do bairro Tuiuiú, que não optarem pela Escola Militar, serão matriculados em outras instituições que ofertarem a vaga de ensino, devido à falta de salas disponíveis.

 

O diretor da nova Escola Militar, o Tenente Coronel Lindberg Carvalho de Medeiros, menciona que a instituição funcionará no período diurno, com os Ensinos Fundamental e Médio, com 24 turmas dispostas nas 12 salas de aula do prédio.

 

No período noturno, serão ofertados os cursos profissionalizantes pela Secitec, na qual a diretora da unidade será Iltenir Ferreira de Queiroz de Moura.

 

A primeira opção do Governo Estadual era transformar a EDIEB “Getúlio Vargas” no novo projeto, o que não foi possível. Surgiu também a alternativa de usar o prédio da Escola Técnica da Seciteci, cujas as obras estavam em fase de conclusão, oferecendo um ambiente adequado para a escola militar.

 

A ideia da instalação da Escola Militar, em Primavera do Leste, foi apoiada pelo Governador Mauro Mendes. Os profissionais efetivos da Padre Onesto Costa, podem assumir suas funções na nova Escola Militar.

 

*Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Primavera do Leste.