Em Primavera do Leste, a dança tem o poder de transformar vidas! Na cidade mato-grossense localizada a 230 km de Cuiabá-MT, a prefeitura proporciona um ambiente fértil e democrático para que as mulheres possam se dedicar à arte e encontrar nelas mesmas a capacidade de mudar suas histórias de vida.

Um belo exemplo disso é a trajetória de Erondina Chagas de Melo Dias, professora municipal de 51 anos que sempre sonhou em ser bailarina, mas nunca teve a oportunidade na infância. Até que sua filha, Bárbara Dias, começou a estudar dança aos 4 anos e foi Bárbara quem acabou realizando o sonho da mãe de dançar nos palcos.

Em 2016, um projeto da Escola Municipal de Dança abriu duas turmas para mães de alunas e Erondina, finalmente, teve a chance de realizar seu sonho adormecido. Além de proporcionar benefícios físicos e mentais, a dança se tornou uma terapia para seu corpo e mente, ajudando-a a superar o preconceito com a idade e o corpo “não-magrinho”.

Hoje, Erondina é uma das 600 bailarinas da Escola Municipal de Dança de Primavera do Leste, que completa 15 anos, em 2023. “Ao fazer as aulas percebi que o sonho da bailarina não desapareceu, estava adormecido dentro de mim. Além dos benefícios que as aulas me proporcionam, a prática se tornou uma grande terapia para meu corpo e para minha mente”, conta Erondina.

Sonho compartilhado

Além de realizar o sonho da mãe, a dança foi fundamental para vencer vários obstáculos: melhorou sua autoestima, flexibilidade, ritmo e memória, disciplina, postura, equilíbrio, consciência corporal e timidez. “Superei meu medo de subir no palco, insegurança em executar os movimentos de forma mais natural e a ansiedade antes do espetáculo”, relata Erondina. “Agradeço o carinho e a dedicação de todos ao longo desses anos, pois a Escola Municipal de Dança me proporcionou os melhores amigos que levarei para vida toda”, reforça.

Histórias como da professora Erondina e da jovem Bárbara, que conseguiram superar desafios e realizar seus sonhos através da arte, são inspiradoras e servem como exemplo e motivação para outras mulheres de Primavera do Leste.

*Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Primavera do Leste.