Desde sua criação em abril deste ano, o programa Castra Pet da Prefeitura de Primavera do Leste já realizou a castração de 233 animais domésticos, entre cães e gatos.

Essa iniciativa tem impactado positivamente no controle populacional desses pets e na promoção de sua saúde, o que tem melhorado muito a realidade tanto dos animais quanto de seus tutores na cidade.

Todas as despesas com as castrações desses cães e gatos está sendo paga pela Prefeitura de Primavera de Leste, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

O custo médio por animal atendido é de aproximadamente R$ 659,96, incluindo desde a cirurgia até os cuidados pós-operatórios. E não é só isso! As ações ainda beneficiam associações, voluntários e os tutores de animais. Isso porque, trata-se de um ciclo de cuidados e de responsabilidade animal.

Os primeiros meses do programa Castra Pet está sendo muito bem avaliado, porque a população está descobrindo esse serviço oferecido gratuitamente e o objetivo e todos os esforços de trabalho é para que se mantenha a constância de 100 animais por mês castrados.

A importância do Castra Pet vai além dos números. Isso porque, quando os animais não são castrados, eles acabam se reproduzindo de maneira descontrolada. Com esses mais de 200 animais que já passaram pelo procedimento, reduziu-se a natalidade e, consequentemente, diminuiu também os casos de abandono.

 

Como participar do programa Castra Pet, em Primavera do Leste?

O projeto está em vigor por meio de uma lei municipal e não tem prazo para finalizar. Portanto, os moradores da cidade que queiram castrar seu pet, devem realizar o cadastro junto à SAMA – Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, apresentando RG, CPF, comprovante de endereço e de renda familiar, além da carteira de vacinação do animal de estimação.

O responsável pelo cão ou gato precisa comprovar renda familiar de até 3 salários-mínimos ou ser cadastrado em qualquer programa social dos Governos Federal, Estadual ou Municipal e comprovar residência em Primavera do Leste.

Se considerado apto à castração, o pet será encaminhado para o procedimento. Caso contrário, o animal será devolvido ao seu tutor com as respectivas orientações para realizar os tratamentos necessários a fim de que o animal se recupere totalmente, possibilitando, assim, que a realização da castração seja feita num futuro próximo.

 

Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Primavera do Leste.