Primavera do Leste é uma cidade que fica a 230 km de Cuiabá. Seu hino foi criado em 1986 pelo pastor adventista e professor Manoel João Braff e traz muitos simbolismos.

Um deles é o destaque na posição geográfica privilegiada e a generosidade da natureza, que proporciona uma “deleitosa estação primaveril” no município.

Maísa Dysarsz, filha do autor, faz questão de relembrar: “Meu pai era apaixonado por Primavera do Leste e dizia que quem bebe da água da cidade acaba voltando. E nós vimos isso acontecer várias vezes”.

A música foi tocada pela primeira vez em 1987, durante um desfile de aniversário da cidade e, rapidamente, se tornou parte da história do município.

O maestro Admilson dos Prazeres, responsável pelo arranjo da gravação, nãoesconde o orgulho de ter participado desse momento: “Fizemos o melhor à época e, desde então, o hino tem sido divulgado nas escolas e desfiles cívicos. Sinto-me honrado por fazer parte da história de Primavera do Leste”.

O historiador mato-grossense Suelme Fernandes também explica que o hino possui poucas referências históricas e se direciona ao sertão a ser desbravado. “O hino de Primavera do Leste exalta a terra como um espaço promissor, focando no potencial de progresso e no desbravamento do sertão. A abordagem parnasiana privilegia a forma, a precisão e o rigor na construção das imagens poéticas, valorizando a beleza, a perfeição técnica e a objetividade”, pontuou.

O prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, opina que a música reflete o que se vive na cidade: “Primavera do Leste é muito acolhedora e recebe pessoas do Brasil inteiro. Nosso hino transmite esse sentimento com maestria”.

Desde 2007, uma Lei Municipal determinou a obrigatoriedade da execução do hino da cidade nas escolas, incentivando o conhecimento e a valorização deste patrimônio pelos estudantes.

Algumas curiosidades sobre alguns versos do hino de Primavera do Leste revelam expressões como “clima inconteste”, que significa clima inquestionável e seguro.

Outra expressão é “deleitosa estação primaveril”, que se refere à bela estação das flores. A letra ainda menciona o “altiplano em campo agreste” e a “rainha de plagas virginais”, fazendo alusão ao relevo e à pureza das terras.

(Com informações da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Primavera do Leste)