A cidade de Rondonópolis já tem seu próprio sistema de biorremediação para tratamento do esgoto coletado. Além de maior eficiência, a novidade agrega vantagens ambientais e reduz a emissão de odores, melhorando a qualidade de vida das famílias que residem em bairros próximos à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).
O sistema 100% sustentável já foi inaugurado oficialmente pelo presidente do Sanear, Paulo José Correia, numa cerimônia que teve a presença de diversas lideranças comunitárias, técnicos envolvidos no projeto e de autoridades políticas de Rondonópolis.
O sistema de tratamento de esgoto 100% sustentável é um marco histórico, com impactos positivos do ponto de vista econômico, social e também ambiental. É mais um investimento feito para melhorar o serviço prestado e consolidar Rondonópolis como referência em saneamento básico.
O sistema de biorremediação adotado foi desenvolvido pela empresa Solo Solutions. Ele já é utilizado com sucesso em várias outras cidades do Brasil, Paraguai, Uruguai e já está sendo introduzido também nos Estados Unidos.
São utilizados micro-organismos para decompor elementos indesejáveis presentes no esgoto, sem uso de produtos químicos. É um processo exclusivo, o efluente tratado será 100% biológico e sustentável.
O sistema conta com três unidades instaladas na ETE com monitoramento eletrônico e análises regulares para identificar a composição do esgoto coletado. Com base nestas informações será feita a introdução dos micro-organismos de controle dos elementos contaminantes. Além da eliminação de odores, será possível reduzir elementos toxigênicos, o lodo, óleos e graxas resultantes do tratamento.
Com esta inovação, Rondonópolis avança na preservação do meio ambiente e no impulso da qualidade de vida à toda a população da cidade.

*Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rondonópolis.