Rondonópolis tem destaque no 51º Congresso Nacional de Saneamento

As ações que fizeram de Rondonópolis o 1º município de Mato Grosso a universalizar o saneamento básico terão destaque especial no 51º Congresso Nacional de Saneamento, em Poços de Caldas (MG), com a participação de prefeitos de todo o país e de representantes de vários Estados e do Governo Federal. 

O prefeito José Carlos do Pátio e o presidente do Sanear, Paulo José Correia, foram convidados a detalhar a trajetória do município em palestras sobre os desafios da universalização e as experiências exitosas de Rondonópolis que podem ser seguidas por outras cidades brasileiras.

“Este Congresso é o principal evento do setor no Brasil e há muita curiosidade sobre a trajetória que garantiu a Rondonópolis o título de melhor saneamento da região Centro Oeste. Ficamos honrados com o convite. É um reconhecimento pelas conquistas que alcançamos e uma oportunidade de compartilhar nosso conhecimento”, disse Paulo José, que também é vice-presidente da Assemae (). 

No Congresso, ocorreu uma mesa redonda com representantes de Uberlândia (MG), Joinville (SC), São José do Rio Preto (SP) e Campinas (SP) – cidades que também alcançaram grande desenvolvimento na área.

Rondonópolis também foi uma das principais atrações nessa Mesa Redonda sobre o cumprimento das metas do Marco do Saneamento, que prevê a universalização dos serviços de água e esgoto até o ano de 2033. “Explicamos como conseguimos atingir a universalização mais de uma década antes do prazo previsto, avaliando os obstáculos encontrados e ainda a política de incentivos apresentada pelo Governo Federal aos municípios”, explicou Paulo José.

Outra participação importante de Rondonópolis se deu na coordenação de um painel sobre compostagem. O diretor técnico da autarquia, Hermes Ávila, conduziu os debates entre representantes do Ministério do Meio Ambiente e dirigentes de empresas de saneamento das cidades de Campinas (SP), Araraquara (SP), Pelota (RS) e Poços de Caldas (MG).

Além de representantes dos Ministérios, Governos Estaduais e Prefeituras, o congresso também contou com as presenças ilustres de cientistas, grupos de pesquisas e representantes das principais empresas e fabricantes de equipamentos utilizados em sistemas de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rondonópolis